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TRANSPORTE & LOGISTICA

OBJETIVOS E EXPECTATIVAS
Buscar através de padronização, inspeções, normatização, acompanhamento, capacitação, disciplina e atitudes, o comprometimento de todos para a busca da excelência e a preparação de sua empresa para os resultados pretendidos.

APLICAÇÃO
O trabalho atinge todas as áreas da empresa de maneira sistêmica através de pessoas preparadas e rotinas específicas em cada domínio de sua abrangência. Envolve toda a estrutura organizacional, de maneira formal, delegando níveis de responsabilidades a todos para atuação competente. Cria consciência e visão única da importância da rotina padronizada e ações preventivas na manutenção do clima da organização como fator motivador.

GESTÃO DE PROCESSOS:
1) - Análise da Estrutura Organizacional (organograma);
2) - Revisão das áreas, funções, atividades e responsabilidades de cada colaborador;
3) - Análise dos processos atuais (de cada área):
- Mapear todos os processos que envolvem a organização;
- Como funcionam;
- Pontos forte e fracos;
- O que pode ser melhorado;
- O que deve ser corrigido, levantando as causas-raízes;
- Discutir com a equipe e aprovar;
- Racionalizar as atividades burocráticas;
4) - Elaborar manuais de procedimentos operacionais e instruções de trabalho;
5) - Definições dos itens de controles e seus índices balizadores;
6) - Treinamentos necessários e formar multiplicadores internos;
7) - Definir equipe para formar grupo gestor e de auditoria interna;

Objetivos:
• Racionalizar as atividades burocráticas, criando melhorias nos processos;
• Definição das atividades e responsabilidades de cada um, o que proporciona melhor aproveitamento e redução no quadro de colaboradores;
• Redistribuição das atividades de forma que os administradores (diretores e gerentes) repassem parte de suas atividades operacionais para o restante da estrutura organizacional, assim tendo condições de trabalharem mais na gestão dos processos de forma estratégica do que na execução propriamente dita.
• Redução de horas extras.
• Redução de perdas financeiras;
• Melhor utilização de cada real investido ou gasto com custos de manutenção da empresa;
• Elaborar manual de procedimentos de cada área;
• Criar mecanismos de controle que monitorem e garantam a manutenção do que foi implementado, melhorando, corrigido, etc...
• Definir as Regras do negócio.

MANUTENÇÃO DE FROTA:
• Manutenção (operacional, corretiva, preventiva e preditiva).
• Controle de serviços oficina terceiros (serviços executados, garantias, avaliação de fornecedores).
• Controle de oficina própria:
   -  Estoque peças;
   -  Controle de Ordens de Serviço;
   -  Controle de horas dos produtivos (mecânicos);
   -  Horas orçadas X horas executadas (geral e por Ordem de serviço);
   -  Recepção e analise serviços;
   -  Orçamentos;
   -  Entrega veículo (check list e qualidade);
   -  Controle de garantias;

LOGISTICA DE FROTA
• Programação
• Rastreamento
• Gerenciamento viagens
• Controle ociosidade - Veículos disponíveis
• Escala motoristas
• Acertos de viagens
• Controles (ocorrências, multas, acidentes, CNH, IPVA, .....).

GESTÃO DOS CUSTOS DE FROTA
   A frota é considerada uma unidade de negócio:
• Apropriação custos de cada veículo e total
• Controle de receitas da frota
• Grade de Resultado Operacional por veículo e total
• Avaliação:  Frota própria X frota contratada
• Indicadores de desempenho.
• Capital investido, depreciação, riscos, ......

ADMINISTRATIVO
• Determinação de normas de funcionamento da empresa;
• Análise, acompanhamento, execução e controle de contratos;
• Orçamento da empresa;
• Planejamento estratégico;
• Sistema de custos e apuração de resultados, pontos equilíbrios, etc..);
• Contabilidade e plano de contas;
• Gestão de Ativos;
• Auditorias (Criar o sistema e elaborar procedimentos);
• Atendimento ao Planejamento Estratégico;
• Objetivos e metas – das áreas e da empresa;

RECURSOS HUMANOS
• Recrutamento / Seleção;
• Admissão;
• Integração (conhecer a empresa, treinamentos, etc...);
• Avaliação de desempenho;
• Critérios para Promoção;
• Demissão /Desligamento;
• Treinamentos em Geral; PDA
• Folha de pagamento;
• Controle de horas extras;
• Avaliação de cargos e salários;
• Elaboração da política salarial e benefícios indiretos;
• Programa: PPR – Programa de Participação de Resultados;
• Programação de férias;

FATURAMENTO:
• Fluxograma e avaliação atual sistema de cobrança/faturamento;
• Funções e tarefas de cada um, definindo responsabilidades;
• Prazos entre emissão e cobrança/ faturamento;
• Pendências de cobrança/faturamento;
• Sistema e prazos de baixa de cobranças;
• Cobrança bancária e cobrança em carteira;
• Erros no faturamento, erros de cadastramento dos clientes, alterações de dados cadastrais;
• Redução perdas financeiras;

CONTAS A PAGAR
• Fluxo de documentos;
• Conferências;
• Procedimentos padrão;
• Lançamentos no sistema;

CONTAS A RECEBER
• Controle de títulos ou documentos pendentes, prazo médio, ........
• Sistema de baixas automáticas;
• Critérios e tempos de protesto dos inadimplentes;
• Devoluções de títulos;
• Estatísticas, gráficos, etc...

FINANCEIRO:
• Caixa (boletim de caixa da matriz e filiais);
• Controle bancos;
• Previsão financeira, fluxo de caixa......

COMPRAS/ESTOQUE:
• Solicitação de compras;
• Orçamentos e aprovação;
• Ordem de compras e controle de prazos;
• Recepção, conferência e Controle qualidade produtos;
• Lançamento no sistema e autorização de pagamento;
• Levantamento de estoque;
• Sistema de conferências, auditorias, FIFO, boas práticas, etc..

VENDAS/COMERCIAL/MARKETING:
• Pesquisa de Mercado
• Estratégias mercadológicas
• Plano anual de propaganda (rádio, tv, redes sociais, jornal, panfletos...)
• Estabelecimento da Política de Preços
• Planejamento
• Análise da evolução da produção (vendas externas e internas);
• Análise resultados dos clientes;
• Análise do perfil de produtos;
• Definição de metas;
• Campanha de vendas;
• Cursos para vendedores (técnicas de vendas, formação preços, motivacionais, etc...)
• Ponto de Equilíbrio dos Vendedores
• Sistema de gerenciamento (controles);
• Elaboração dos procedimentos e instruções de trabalho.

MARGEM BRUTA
Esta metodologia contempla a implementação do método de Apuração de Resultado Operacional por CTe, através do Sistema da Margem Bruta.
• Orientação junto a área de informática, relativo as alterações no sistema operacional, visando a implementação do Sistema de Margem Bruta e seus relatórios.
• A transferência de conhecimentos adaptados às características do negócio e sua implementação assistida pela consultoria.
• Auditorias no sistema, visando validar o resultado das alterações efetuadas.
• Definição dos relatórios de resultado operacional.
• Elaboração dos indicadores de monitoramento para as áreas comercial, operacional, gerencial, diretoria, etc...
• Capacitação das equipes para a utilização do sistema, análise dos relatórios de Margem Bruta, tomada de ações corretivas ou de melhorias e a forma correta da utilização das informações contida nos mesmos, para a tomada de decisões.

QUALIDADE – Implementação programas de qualidade:
• SAC - Serviço de atendimento ao Cliente;
• Pesquisa de satisfação do cliente (interno e externo);
• ISO 9001 - ISO 14.001 - Programa de qualidade...
• ISO 55000, 55001, 50002 – Gestão de Ativos
• Programa 5 S´s, PGQP e outros
• Realização de auditorias internas em sistemas de gestão de saúde, segurança e meio ambiente;
• Realização de auditorias de diagnóstico (avaliação do desempenho atual da empresa, frente a requisitos de sistema de gestão.
• Gestão integrada dos programas de qualidade;
• Treinamentos;
• PAS – Programa de Alimentação Segura




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