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TRANSPORTE & LOGISTICA

OBJETIVOS E EXPECTATIVAS
Buscar através de padronização, inspeções, normatização, acompanhamento, capacitação, disciplina e atitudes, o comprometimento de todos para a busca da excelência e a preparação de sua empresa para os resultados pretendidos.

APLICAÇÃO
O trabalho atinge todas as áreas da empresa de maneira sistêmica através de pessoas preparadas e rotinas específicas em cada domínio de sua abrangência. Envolve toda a estrutura organizacional, de maneira formal, delegando níveis de responsabilidades a todos para atuação competente. Cria consciência e visão única da importância da rotina padronizada e ações preventivas na manutenção do clima da organização como fator motivador.

GESTÃO DE PROCESSOS:
1) - Análise da Estrutura Organizacional (organograma);
2) - Revisão das áreas, funções, atividades e responsabilidades de cada colaborador;
3) - Análise dos processos atuais (de cada área):
- Mapear todos os processos que envolvem a organização;
- Como funcionam;
- Pontos forte e fracos;
- O que pode ser melhorado;
- O que deve ser corrigido, levantando as causas-raízes;
- Discutir com a equipe e aprovar;
- Racionalizar as atividades burocráticas;
4) - Elaborar manuais de procedimentos operacionais e instruções de trabalho;
5) - Definições dos itens de controles e seus índices balizadores;
6) - Treinamentos necessários e formar multiplicadores internos;
7) - Definir equipe para formar grupo gestor e de auditoria interna;

Objetivos:
o Racionalizar as atividades burocráticas, criando melhorias nos processos;
o Definição das atividades e responsabilidades de cada um, o que proporciona melhor aproveitamento e redução no quadro de colaboradores;
o Redistribuição das atividades de forma que os administradores (diretores e gerentes) repassem parte de suas atividades operacionais para o restante da estrutura organizacional, assim tendo condições de trabalharem mais na gestão dos processos de forma estratégica do que na execução propriamente dita.
o Redução de horas extras.
o Redução de perdas financeiras;
o Melhor utilização de cada real investido ou gasto com custos de manutenção da empresa;
o Elaborar manual de procedimentos de cada área;
o Criar mecanismos de controle que monitorem e garantam a manutenção do que foi implementado, melhorando, corrigido, etc...
o Definir as Regras do negócio.

MANUTENÇÃO DE FROTA:
o Manutenção (operacional, corretiva, preventiva e preditiva).
o Controle de serviços oficina terceiros (serviços executados, garantias, avaliação de fornecedores).
o Controle de oficina própria:
   -  Estoque peças;
   -  Controle de Ordens de Serviço;
   -  Controle de horas dos produtivos (mecânicos);
   -  Horas orçadas X horas executadas (geral e por Ordem de serviço);
   -  Recepção e analise serviços;
   -  Orçamentos;
   -  Entrega veículo (check list e qualidade);
   -  Controle de garantias;

LOGISTICA DE FROTA
o Programação
o Rastreamento
o Gerenciamento viagens
o Controle ociosidade - Veículos disponíveis
o Escala motoristas
o Acertos de viagens
o Controles (ocorrências, multas, acidentes, CNH, IPVA, .....).

GESTÃO DOS CUSTOS DE FROTA
   A frota é considerada uma unidade de negócio:
o Apropriação custos de cada veículo e total
o Controle de receitas da frota
o Grade de Resultado Operacional por veículo e total
o Avaliação:  Frota própria X frota contratada
o Indicadores de desempenho.
o Capital investido, depreciação, riscos, ......

ADMINISTRATIVO
o Determinação de normas de funcionamento da empresa;
o Análise, acompanhamento, execução e controle de contratos;
o Orçamento da empresa;
o Planejamento estratégico;
o Sistema de custos e apuração de resultados, pontos equilíbrios, etc..);
o Contabilidade e plano de contas;
o Gestão de Ativos;
o Auditorias (Criar o sistema e elaborar procedimentos);
o Atendimento ao Planejamento Estratégico;
o Objetivos e metas - das áreas e da empresa;

RECURSOS HUMANOS
o Recrutamento / Seleção;
o Admissão;
o Integração (conhecer a empresa, treinamentos, etc...);
o Avaliação de desempenho;
o Critérios para Promoção;
o Demissão /Desligamento;
o Treinamentos em Geral; PDA
o Folha de pagamento;
o Controle de horas extras;
o Avaliação de cargos e salários;
o Elaboração da política salarial e benefícios indiretos;
o Programa: PPR - Programa de Participação de Resultados;
o Programação de férias;

FATURAMENTO:
o Fluxograma e avaliação atual sistema de cobrança/faturamento;
o Funções e tarefas de cada um, definindo responsabilidades;
o Prazos entre emissão e cobrança/ faturamento;
o Pendências de cobrança/faturamento;
o Sistema e prazos de baixa de cobranças;
o Cobrança bancária e cobrança em carteira;
o Erros no faturamento, erros de cadastramento dos clientes, alterações de dados cadastrais;
o Redução perdas financeiras;

CONTAS A PAGAR
o Fluxo de documentos;
o Conferências;
o Procedimentos padrão;
o Lançamentos no sistema;

CONTAS A RECEBER
o Controle de títulos ou documentos pendentes, prazo médio, ........
o Sistema de baixas automáticas;
o Critérios e tempos de protesto dos inadimplentes;
o Devoluções de títulos;
o Estatísticas, gráficos, etc...

FINANCEIRO:
o Caixa (boletim de caixa da matriz e filiais);
o Controle bancos;
o Previsão financeira, fluxo de caixa......

COMPRAS/ESTOQUE:
o Solicitação de compras;
o Orçamentos e aprovação;
o Ordem de compras e controle de prazos;
o Recepção, conferência e Controle qualidade produtos;
o Lançamento no sistema e autorização de pagamento;
o Levantamento de estoque;
o Sistema de conferências, auditorias, FIFO, boas práticas, etc..

VENDAS/COMERCIAL/MARKETING:
o Pesquisa de Mercado
o Estratégias mercadológicas
o Plano anual de propaganda (rádio, tv, redes sociais, jornal, panfletos...)
o Estabelecimento da Política de Preços
o Planejamento
o Análise da evolução da produção (vendas externas e internas);
o Análise resultados dos clientes;
o Análise do perfil de produtos;
o Definição de metas;
o Campanha de vendas;
o Cursos para vendedores (técnicas de vendas, formação preços, motivacionais, etc...)
o Ponto de Equilíbrio dos Vendedores
o Sistema de gerenciamento (controles);
o Elaboração dos procedimentos e instruções de trabalho.

MARGEM BRUTA
Esta metodologia contempla a implementação do método de Apuração de Resultado Operacional por CTe, através do Sistema da Margem Bruta.
o Orientação junto a área de informática, relativo as alterações no sistema operacional, visando a implementação do Sistema de Margem Bruta e seus relatórios.
o A transferência de conhecimentos adaptados às características do negócio e sua implementação assistida pela consultoria.
o Auditorias no sistema, visando validar o resultado das alterações efetuadas.
o Definição dos relatórios de resultado operacional.
o Elaboração dos indicadores de monitoramento para as áreas comercial, operacional, gerencial, diretoria, etc...
o Capacitação das equipes para a utilização do sistema, análise dos relatórios de Margem Bruta, tomada de ações corretivas ou de melhorias e a forma correta da utilização das informações contida nos mesmos, para a tomada de decisões.

QUALIDADE - Implementação programas de qualidade:
o SAC - Serviço de atendimento ao Cliente;
o Pesquisa de satisfação do cliente (interno e externo);
o ISO 9001 - ISO 14.001 - Programa de qualidade...
o ISO 55000, 55001, 50002 - Gestão de Ativos
o Programa 5 S´s, PGQP e outros
o Realização de auditorias internas em sistemas de gestão de saúde, segurança e meio ambiente;
o Realização de auditorias de diagnóstico (avaliação do desempenho atual da empresa, frente a requisitos de sistema de gestão.
o Gestão integrada dos programas de qualidade;
o Treinamentos;
o PAS - Programa de Alimentação Segura




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